Qual vinho combina com pizza?

Os apreciadores da boa mesa sabem que uma refeição só pode ser considerada completa quando a bebida se funde com a comida, certo? Muitos, por exemplo, ficam em dúvida quando buscam saber qual vinho combina com pizza. Se este é o seu caso, leia este artigo até o fim para aprender a fazer a escolha correta.

É a partir da ideia de combinação perfeita que surgiu uma palavra muito conhecida quando falamos de harmonização de comida e bebidas: a maridagem. Trata-se de um casamento que dá certo, da união e combinação da refeição.

Termo amplamente utilizado quando falamos de vinhos, a maridagem entre a bebida de Baco – o deus romano do vinho – e pizza é um casamento que não só dá certo como também faz sucesso.

Pode ter certeza, ao entender qual vinho combina com pizza, novos sabores serão realçados e você terá uma experiência incrível!

Para te ajudar a escolher vinhos sensacionais para acompanhar sua redonda selecionamos as melhores combinações de vinhos e pizza, que tornarão a sua refeição ainda mais saborosa. Vamos lá?

A Itália, país de pizza e vinho

Surgida na Itália, mais exatamente na cidade de Nápoles, por volta do século XVIII, a pizza chegou ao Brasil das mãos dos imigrantes italianos que se estabeleceram em São Paulo, no final do século XIX.

A primeira pizzaria a estabelecer-se na cidade foi a Cantina Santa Genoveva, cuja abertura aconteceu em 1910, no tradicional bairro paulistano do Brás. E de lá para cá, a famosa massa redonda coberta por molho de tomate e queijo ganhou uma variedade incrível de outros complementos e se tornou o prato mais pedido no país!

De acordo com o site Mercado e Consumo não é somente o prato favorito por aqui: a pizza lidera os pedidos delivery em todo o planeta.

O vinho compartilha as origens italianas da pizza. Embora enólogos afirmem que é impossível determinar de forma tácita a origem da bebida, há registros de seu consumo durante a fase inicial do Império Romano, por volta do ano 750 a.C.

Além disso, a produção vinícola brasileira também surgiu na mesma época que as pizzas, no século XIX, com a imigração italiana.

Você pode perceber que esse encontro entre vinho com pizza já vem de muito tempo né.

Qual vinho combina com pizza?

Se você também tem essa dúvida, vou te contar um segredo: todo vinho combina com pizza, só é preciso saber casar ambos sabores, tornando a experiência da degustação dessa combinação uma verdadeira explosão de sabores em sua boca. Mas como isso funciona?

Os variados tipos de vinho disponíveis no mercado são capazes de combinar à perfeição com os também diversos sabores de pizza que encabeçam a lista de preferências dos brasileiros.

Desde os sabores tradicionais, como a margherita e o atum, até os exóticos que levam ingredientes nobres ou doces, todos tem um ou mais vinhos incríveis que serão escolha certeira como complemento do prazer gastronômico.

O principal objetivo da maridagem é potencializar a experiência gustativa da comida por meio da escolha de uma bebida capaz de complementar esses sabores.

Qual vinho combina com pizza margherita?

Esta é provavelmente a pizza mais clássica e popular de todos os tempos. Os ingredientes principais são o tomate, queijo, azeite de oliva e o manjericão.

A pizza margherita se dá muito bem com vinhos de toque de frutas, suaves, que potencializam os sabores de seus poucos ingredientes e proporcionam um grande aporte aromático.

No inverno, uma margherita casa perfeitamente com um encorpado vinho tinto tradicional e seco, enquanto que no verão um vinho rosé ou um frisante como o lambrusco cumprirão bem esse papel.

Qual vinho combina com pizza de quatro queijos?

Aqueles que amam o queijo adoram esta pizza. Leve em consideração que este sabor pode ser bastante intenso, segundo a escolha dos queijos que o compõe, contendo um alto índice de gordura em qualquer caso.

É por esse motivo que uma pizza de quatro queijos fica perfeita em companhia de vinhos brancos leves e frescos. Eles funcionam muito bem como contraste aos sabores fortes do queijo, suavizando e abrindo o paladar à suas nuances.

Qual vinho combina com pizza de anchovas?

Um dos ingredientes principais desta pizza é a anchova, que lhe confere um sabor forte, marítimo, mais puxado para o salgado. Além dele, outros ingredientes que a compõem são orégano, tomate, mussarela e azeite de oliva.

Uma excelente opção para equilibrar a marcante anchova é um vinho branco que aporte frescura e um ponto ácido, como são os rótulos verdes portugueses.

A mesma combinação de vinho é válida para outras pizzas com frutos do mar entre seus ingredientes principais.

Qual vinho combina com pizzas com carne, presunto e cogumelos?

Vários sabores de pizza incluem estes ingredientes. Se eles estão entre seus preferidos, anote a dica: eles combinam perfeitamente com vinhos leves, frescos, com doçura discreta e com um toque de fruta, como um chardonnay.

Também é possível combinar pizzas que com estes ingredientes com qualquer vinho de corpo médio.

De fato, os meio encorpados são boa opção para qualquer pizza que leve carne entre seus ingredientes principais.

Qual vinho combina com pizzas com vegetais?

Pizzas com brócolis, escarola ou outros vegetais também estão entre a preferência dos brasileiros. Para essas, a combinação certeira é com vinhos brancos ou rosé.

No entanto, pizzas com verduras também funcionam bem em companhia de vinhos espumantes com um toque adocicado.

A grande diversidade de pizzas e vinhos pode criar uma ampla gama de sabores. E é esse o nosso objetivo neste artigo, fazer com que a combinação seja perfeita.

Escolhendo uma bebida mais fina que um refrigerante sua noite de sexta-feira terá uma refeição ainda mais especial. Além de não precisar cozinhar, você vai aproveitar de uma verdadeira experiência gustativa, levando-o por uma viagem pelos sabores da culinária mediterrânea.

Aproveite a nossa lista acima em que explicamos qual vinho combina com pizza para testar qual que mais agrada o seu paladar e até mesmo para criar suas próprias harmonizações.

Você pode também ver aqui uma lista dos melhores vinhos do Chile e entender quais vinhos são interessantes para trazer da Argentina!

Gostou das nossas explicações sobre qual vinho combina com pizza? Você tem alguma preferência especial? Comente conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *